As manchas, rugas e flacidez são os sinais mais evidentes do foto-envelhecimento da pele. Uma das formas mais adequadas de tratar todos estes itens é utilizando peelings químicos.
O que são peelings químicos?
Os peelings consistem na aplicação de uma substância química (habitualmente um ácido) para eliminar as camadas envelhecidas superficiais da pele. Após a eliminação das camadas mais superficiais da pele promove-se a formação de uma nova pele que será mais regular e sem as rugas e manchas iniciais.
Os peelings são todos iguais?
Existem diferentes tipos de agentes químicos (peelings) utilizados. Também o tipo de aplicação e preparação realizados têm neste tipo de tratamento um factor crucial. Assim, alguns agentes, variando simplesmente a concentração e tipo de aplicação, podem ter um efeito superficial ou um efeito mais profundo.
Não necessita de anestesia na maioria dos casos. Alguns peelings médios ou profundos poderão necessitar de anestesia local ou sedação associada.
O tratamento é feito numa única sessão ou em sessões sucessivas (habitualmente semanais) consoante o tipo de tratamento aconselhado. Alguns peelings têm um resultado definitivo e não precisam repetir mas alguns casos implicam vantagem na manutenção com 1-2 sessões por ano.
Habitualmente podem retomar imediatamente a sua vida social. No caso de peelings mais profundos podem necessitar de recuperar durante alguns dias ou semanas.
Como sei se preciso de um peeling superficial ou de um peeling profundo?
Os peelings superficiais, médios ou profundos têm resultados diferentes e tempos de recuperação diferentes.
Os peelings superficiais são úteis para manchas e para rugas superficiais. São muito bem tolerados podendo ter apenas uma descamação ligeira nos dias imediatamente a seguir.
Os peelings profundos são mais invasivos e obrigam a alguns dias de recuperação mas oferecem resultados mais visíveis eliminando a pele envelhecida e conferindo uma pele rejuvenescida.