Cirurgia Pós Bariátrica – Cirurgia de Contorno Corporal antes e depois
Remodelação e contorno corporal na cirurgia plástica pós-bariátrica – Cirurgia de Contorno Corporal antes e depois
Em Portugal, 57% da população tem excesso de peso (pré-obesidade e obesidade), o que corresponde a 5,9 milhões de portugueses, de acordo com o relatório Retrato da Saúde Portugal de 2018 do Ministério da Saúde.
Muitas vezes, quando se chega a um estado de completo excesso de peso em que as atividades físicas, a dieta e outros tratamentos já não oferecem resultados, a possibilidade de realizar uma intervenção cirúrgica começa a estar em cima da mesa.
A cirurgia bariátrica poderá ser a cirurgia indicada para estes casos, uma vez que reúne um conjunto de técnicas para que o paciente consiga reduzir de peso. No entanto, é essencial uma consulta de avaliação médica com um especialista de forma a analisar se a pessoa tem, de facto, indicação para tal cirurgia. Os parâmetros são vários e dependem de caso para caso.
Caso o paciente tenha indicação para uma cirurgia bariátrica e a realizar, beneficia de uma grande redução de peso original, o que melhora a sua qualidade de vida. Contudo, em alguns casos, podem existir pacientes que, após um processo de emagrecimento, ficam com um grande volume de pele no corpo, o que gera flacidez em certas regiões.
Este excesso de pele pode ter influência na autoestima e é por este motivo que a maioria das pessoas recorre à cirurgia plástica. Existem uma série de tratamentos que podem ser realizados numa cirurgia pós-bariátrica, tais como:
O que é a Abdominoplastia – Cirurgia de Contorno Corporal antes e depois?
Consiste numa cirurgia estética com vista à correção do excesso de pele na zona do abdómen, ou seja, corrige o “avental” que existe em muitas mulheres. Os pacientes verificam uma remodelação corporal quase imediata, uma vez que a quantidade de tecido e pele em excesso retirado pode ser enorme. Além da remoção de pele e gordura em excesso na maioria dos casos é realizada uma plicatura dos rectos abdominais para corrigir a diastase dos rectos e reconstruir a parede abdominal que se encontra deformada.
O que é a Braquioplastia – Cirurgia de Contorno Corporal antes e depois ?
Corresponde à cirurgia do contorno dos braços e tem como objetivo a remoção da pele em excesso, a diminuição do seu volume, ou ambos. Para indivíduos que perderam muito peso, o lifting braquial é a cirurgia mais indicada, em que a remoção de pele é realizada através de uma incisão longitudinal ao longo do braço. Para casos menores de excesso de pele, a incisão poderá ser transversal localizada na axila.
O que é a Cruroplastia ou ritidectomia das coxas – Cirurgia de Contorno Corporal antes e depois?
A Cruroplastia ou ritidectomia das coxas está associado a problemas de flacidez de pele e também gordura nas coxas. Poderão ser realizados dois tipos de cirurgia: lifting horizontal e vertical – varia de acordo com a quantidade de pele em excesso. Em qualquer dos procedimentos deve ser reduzido o volume da coxa e na maioria dos casos juntamente com a lipoaspiração pretende-se corrigir a gordura localizada nessas zonas para obter um melhor resultado.
O que é a Mastopexia ou lifting mamário?
O lifting mamário irá redefinir a posição dos tecidos mamários para beneficiar de um rejuvenescimento total. Podem ser utilizadas próteses, remover-se apenas a pele em excesso, ou ambos. A decisão sobre qual a melhor combinação de procedimentos ou necessidade de utilização de próteses dependerá do volume de mama existente e do desejo da paciente após uma boa análise pelo cirurgião e avaliado o desejo e expectativas da paciente.
Veja Mais aqui
Gostaria de reforçar que é fundamental uma avaliação médica, com um cirurgião plástico inscrito na Ordem dos Médicos, de forma a avaliar o seu caso. Confirme sempre que o cirurgião plástico que escolha esteja inscrito na Ordem dos Médicos e na Sociedade Portuguesa de Cirurgia Plástica. Faça o seu trabalho de casa.