Quando a mama está caída (ptose da mama) é necessário reposiciona-la na sua posição inicial (subindo a mama).
A ptose da mama acontece após a gravidez, aleitamento e também está associada a alterações de peso. A cirurgia para corrigir a ptose tem o nome de mastopexia ou “lifting” da mama.
É uma cirurgia que reposiciona toda a mama ou o complexo areolo-mamilar removendo os tecidos em excesso. Em muitos casos o volume da mama é adequado sendo efectuada uma mastopexia sem aumento de volume. Em alguns casos pode haver queda da mama associada a pouco volume e nesses casos recorre-se a próteses para dar mais volume ao mesmo tempo que se faz a mastopexia.
O tempo operatório é geralmente de duas a três horas, sob anestesia geral ou local mais sedação.
Quer o internamento de curta duração, quer o regime de ambulatório, dependem da preferência do Cirurgião.
Efeitos colaterais esperados incluem a equimose e o inchaço temporários, desconforto moderado, alterações da sensibilidade e tensão mamária.
A recuperação ocorre durante uma semana, permitindo o regresso à atividade normal com restrição de esforços mais intensos, por mais um mês.
Estas informações são generalistas e poderão não ser exactamente iguais no seu caso. Deverá seguir as indicações que lhe sejam fornecidas na consulta e em caso de ter alguma dúvida poderá sempre contar connosco.
O caso clínico apresenta o resultado de uma paciente com características especificas que podem ser diferentes das suas. Todos os casos
têm particularidades e especificidades e devem ser avaliados pelo Cirurgião Plástico para definição do procedimento mais adequado e esclarecimento das expectativas e dos resultados que poderá obter.